Para que serve a Música?

01-06-2015 19:30

Pode ser inacreditável, como uma melodia pode ter qualquer utilidade e também escutada por todo o mundo ao mesmo tempo, ou não. 

Novas teorias afirmam que a música aumenta o ritmo da evolução humana.

 

Hoje em dia, não se tem musica apenas através dos cânticos das igrejas, ou então através de um concerto dado por um determinado cantor num recinto fechado.

A música anda espalhada por todo o mundo encantando e desencantando as pessoas, a música cerca a população por todo o lado onde passa; dizem que existe musica para dançar, namorar ou até mesmo estudar… música para ‘’enfrentar’’ o trânsito, para trabalhar ou até mesmo pra praticar desporto….

De uma forma geral, a musica é curtida e ouvida.

 

«Com base no achado de flautas de ossos feitas há 53 mil anos pelos neandertais, pesquisadores estimam que a atividade musical deve ter pelo menos 200 mil anos - contra 100 mil anos de vida do Homo sapiens. É bacana imaginar que talvez esses hominídeos já buscassem formas de diversão. Mas, pensando bem, que sentido pode fazer a música em um período no qual nossos ancestrais estavam muito mais preocupados em não ser devorados por um leão do que com o próprio prazer? E mesmo na sociedade contemporânea, se nos cercamos de música com tanto afinco, é de supor que, assim como a fala, ela sirva para alguma coisa, tenha alguma função específica para a humanidade. Mas qual?

 

A pergunta atormenta filósofos e cientistas há séculos e, infelizmente, ainda não tem resposta conclusiva. Já se imaginou, por exemplo, que a música é responsável por reger a harmonia entre os homens e os astros que mantém a ordem do Universo - uma idéia formulada por Pitágoras no século 5 a.C. Hoje, boa parte da pesquisa científica por explicações tem uma perspectiva evolutiva e biológica. Muitos ainda a vêem apenas como produto cultural voltado ao prazer, sem nenhuma importância para o desenvolvimento humano. "Uma primorosa iguaria que estimula as nossas outras faculdades mentais", defende o psicólogo Steven Pinker em seu livro Como a Mente Funciona. Apesar de meramente especulativas, teorias evolutivas são as que parecem estar mais próximas de nos responder as perguntas acima.»

 

https://super.abril.com.br/ciencia/para-que-serve-a-musica

Consultado a 01/06/2015 pelas 19:30